top of page

A hemina humana
hematina

O que é
​

A hemina humana é utilizada para corrigir a deficiência de heme no fígado e reprimir a produção de precursores de porfirina, durante uma crise de porfiria aguda (porfiria aguda intermitente, porfiria variegata, coproporfiria hereditária e porfiria alad). O(a) paciente deve receber o medicamento em hospital, por pessoal com conhecimentos específicos. Antes de ser utilizada a hemina, deve estar bem claro que o paciente sofre de uma das porfirias agudas, e que os sintomas são realmente devidos a uma crise, o que pode ser constatado pelo aumento do PBG na urina. Deve ser usada o mais cedo possível, durante a crise, pois quanto mais tarde, menores os benefícios. Também é recomendado o uso profilático para prevenir crises, quando estas ocorrem periodicamente.

​

Geralmente nota-se uma rápida melhora nos sintomas e níveis de PBG urinário, o que pode acontecer até em um dia. Embora tenha poucos efeitos colaterais, age como um anticoagulante moderado, e portanto o uso simultâneo de anticoagulantes como heparina ou warfarin deve ser evitado. Recomenda-se o uso de um filtro no equipo de infusão, pois o medicamento tem coloração escura dificultando a visualização de eventuais partículas mal dissolvidas durante a reconstituição do pó. Pode produzir tromboflebite superficial, se aplicada em uma veia pequena. É menos provável que isso aconteça, se estiver misturada com albumina humana.

​

Desde o dia 16 de agosto de 2019 a ANVISA aprovou o medicamento Panhematin® cuja composição é a Hemina (hematina) em frascos contendo 350 mg de pó liofilizado.

 

Desde 3 de fevereiro de 2021, o medicamento produzido e comercializado pela Recordati Rare Diseases, já se encontra nos estoques nacionais, não sendo mais  necessária a importação direta para o atendimento dos pacientes brasileiros.
Leia aqui a boa notícia.



CLIQUE AQUI E LEIA A PUBLICAÇÃO DA RDC 2288 DE 16 DE AGOSTO DE 2019, NA SEÇÃO 1 DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Nº 159 DE 19/08/2019, páginas 27.

VIDEO POSOLOGIA E MANEJO DA HEMINA (PANHEMATIN®)

Acesse

​

O (Panhematin®) foi aprovado nos EUA em 1983, no entanto, antes da aprovação e distribuição comercial, vários relatos de casos (em ordem cronológica) de pacientes com porfirias agudas foram publicados, sendo o primeiro de Bonkovsky et al. em 1971.

​

Bula PANHEMATIN®

Acesse

​

Bula PANHEMATIN®

(versão para pacientes)

Acesse


O artigo a seguir, relata detalhadamente esses casos, e também os tratamentos com os prós e contras: 

A terapia segue o diagnóstico: antigas e novas abordagens para o tratamento de porfirias agudas, o que sabemos e o que deveríamos saber
Petro E. Petrides (Centro de Oncologia Hematologia e Centro EPNET para Porfirias Agudas Munique, Zweibrückenstr. 2, 80331 Munique, Alemanha e Escola de Medicina de Munique, Universidade Ludwig Maximilians (LMU), 80539 Munique, Alemanha)

Acesse

​

outros artigos:

​

Benefícios da terapia profilática com heme na porfiria aguda intermitente grave

Pradeep Yarra, Denise Fausto, Maria Bennett, Sean Rudnick e Herbert L. Bonkovsky
Acesse

 

Atualização da prática clínica da AGA sobre diagnóstico e tratamento de porfirias hepáticas agudas: revisão de especialistas

Bruce Wang, Herbert L.  Bonkovsky, Joseph K. Lim e Manisha Balwani

Acesse

​

ATENÇÃO
Para informações da hemina, sob o nome comercial Panhematim, já disponível à venda no Brasil, entre em contato com a empresa Recordati Rare Diseases
Comercio de Medicamentos LTDA.

​

Vendas/Cotações: 
Alexandre Bertoldo, Gerente de Vendas e Demanda RRD Brasil: 11 93424-8725
bertoldo.a@recordati.com
vendas.rrdbrasil@recordati.com


Informações gerais sobre disponibilidade, equivalência, artigos científicos e duvidas:
medinfo.rrdbrasil@recordati.com

Panhematin é  indicado para o tratamento das porfirias agudas:
 

Porfiria Aguda Intermitente
Porfiria Variegata
Coproporfiria Hereditária
Porifiria ALAD

​

Antes de ser utilizada a hemina, deve estar bem claro que o paciente sofre de uma das porfirias agudas, e que os sintomas são realmente devidos a uma crise,o que pode ser constatado pelo aumento do PBG na urina.

ENTRE EM CONTATO

Obrigado pelo envio!

As doações nos permitem continuar a promover o conhecimento das porfirias, a dar o apoio aos portadores, familiares e profissionais da saúde, além de suprir as demandas da associação.

​

Podem ser pontuais e de acordo com as suas possibilidades. Colabore!

Contribuições e doações
PayPal ButtonPayPal Button

e

Inscreva-se em nosso site, junte-se a nós e receba as atualizações e novidades sobre as porfirias!

Obrigado(a) por fazer parte de nossa família porfiria!!

bottom of page