top of page
  • Foto do escritorAssociação Brasileira de Porfiria

COVID-19 Vacinação

Atualizado: 2 de abr.

Porfirias hepáticas agudas e comorbidades para preferência na vacinação contra a COVID-19


Pessoas com doenças crônicas neurológicas agora fazem parte do público-alvo da vacinação contra a Covid-19. A inclusão do grupo na lista de comorbidades foi realizada, na quinta-feira (20/05), com a atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).


Com isso, portadores de doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular), "doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular", e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla, ou condições similares, já podem se vacinar contra a Covid-19 em todo País.


As porfirias hepáticas agudas são doenças crônicas que envolvem o sistema nervoso centrar e periférico. Sendo assim, pacientes com porfirias hepáticas agudas estão incluídas na lista de "comorbidades".


A decisão de quem tem a prioridade é dos médicos e segue de acordo com os prognósticos, ou seja, leva em conta o menor risco do paciente e a maior chance de alcançar o resultado com a utilização de determinado recurso.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page