Buscando o bem-estar, desde de 2006.

 


inicial    abrapo   depoimentos   colabore  links   fale conosco   

 

 

 

A ABRAPO

 

A Associação Brasileira de Porfiria - ABRAPO é uma instituição sem finalidade lucrativa, reconhecida como de Utilidade Pública pelo Estado do Paraná, que foi criada para divulgar, difundir informações a respeito delas, dar apoio às pessoas com porfirias, promover integração entre médicos e pacientes de diferentes regiões do Brasil, e para ser a voz desses pacientes.

 

Um pouco de nossa história


A ABRAPO nasceu da idéia de mãe e filha, Iêda e Bénie, portadoras da doença, que baseadas nas dificuldades encontradas até a obtenção do diagnóstico, e imaginando o sofrimento de tantos outros no Brasil, que mesmo depois de se saberem portadores, pudessem sofrer com a falta de tratamento adequado. Primeiramente, em 25/maio/2005, foi criada uma comunidade no site de relacionamentos Orkut. Essa comunidade proporcionou principalmente o contato entre portadores e troca de informações básicas, que fez com que os doentes percebessem que não estavam sozinhos e compartilhassem suas angústias. Com o contato, portadores e familiares, mais aliviados e seguros acabaram incentivando e acolhendo novos membros, recepcionando-os e fazendo amizades.

Já em 03/junho/2005 foi mencionado o desejo de criar uma associação no país, idéia que foi bem recebida pelos membros da época.
Em abril/2006 começou-se a dar mais ênfase ao projeto, tentando obter dados acerca das pessoas portadoras das porfirias na comunidade e a partir daí, a fala sobre a necessidade da fundação de um grupo de apoio passou a ser muito seriamente considerada. No mês de julho de 2006, precisando de um n° mínimo de interessados para viabilizar a estrutura dirigente e contando com o apoio da família, Iêda e Bénie começaram a vislumbrar a ABRAPO de forma mais clara e deu-se a reunião de fundação no mesmo mês de julho, dia 21, as 20 horas, no auditório do Hospital Pilar, em Curitiba, Paraná, contando ainda com a presença dos médicos que apóiam a associação, Dr. Valdir de Paula Furtado, Dra. Alessandra Mescko e marido, Dr. Plauto Justus Baer e Dra. Vanda Ogasawara.


Estava criada a Associação Brasileira de Porfiria!

 

 

  

 

A participação no Primeiro Encontro Internacional de Portadores de Porfiria, realizado em Roma, nos dias 26 e 27 de outubro de 2006, proporcionou a oportunidade de estabelecermos contatos, e parceria com a American Porphyria Foundation, da qual por sua Diretora Executiva, Desiree Lyon, obtivemos apoio para a colocação de um link no site dessa organização com informações em português sobre as porfirias.

Nossa página internet www.porfiria.org.br foi ao ar em novembro de 2006, com poucas, porém importantes e confiáveis informações. Links direcionando para sites das Associações da Europa e Estados Unidos, com as quais havíamos estabelecido contato.

Assim começamos a responder às primeiras mensagens solicitando informações gerais sobre a doença, indicação de médicos, auxílio para aquisição do medicamento, onde conseguir tratamento adequado, etc.

 

 

_A ABRAPO pretende oferecer aos pacientes e profissionais de saúde informações básicas sobre as porfirias. Toda a gestão médica relacionada deve ocorrer sob a supervisão do próprio médico do paciente.

_Nossas informações e orientações não substituem a consulta médica, e não nos responsabilizamos por quaisquer diferenças de opinião, erros, ou consequências adversas ocasionadas pelo uso das informações publicadas neste site.

_Da mesma forma não nos responsabilizamos pelos documentos e trabalhos apresentados, nos quais é expressa a opinião dos autores.

_Os links são fornecidos para informação sendo que as opiniões expressas nesses sites não representam necessariamente nosso ponto de vista.

 

 

Diretoria

e conselho

multidisciplinar

 

 

Missão

 

 

Médicos

cadastrados

 

 

Estatuto

Em breve.

 

 

Grupo de estudos

 

 

Galeria

Em breve.

 

 

> voltar

 

 

Associação Brasileira de Porfiria

R. ROSA SAPORSKI, 1053 MERCÊS

80810 120 CURITIBA PR

41 99151-5586

 

CNPJ 08.255.295/0001-59

Banco do Brasil

Agência 2920-3

C/C 18136-6

 


 

 Associação Brasileira de Porfiria – ABRAPO. Buscando o bem-estar. Desde 2006.

A ABRAPO pretende  oferecer aos pacientes e profissionais de saúde informações básicas sobre as porfirias. Toda a gestão médica relacionada deve ocorrer sob a supervisão do próprio médico do paciente. | Nossas informações e orientações não substituem a consulta médica, e não nos responsabilizamos por quaisquer diferenças de opinião, erros, ou consequências adversas  ocasionadas  pelo uso das informações publicadas neste site. | Da mesma forma não nos responsabilizamos pelos documentos e trabalhos apresentados, nos quais é expressa a opinião dos autores. | Os links são fornecidos para informação sendo que as  opiniões expressas nesses sites não representam necessariamente nosso ponto de vista.

 

Atualizado em 18 de setembro de 2017.